Plataforma oficial da Prefeitura de Campo Grande para a divulgação de informações sobre os nossos artistas


Sobre o artista:

Sandra Helena Tornice- ProponenteVioloncelista Barroca, Professora de Música e Produtora CulturalExperiência Profissional• Produtora Cultural - Desde 2013, atuando em diversos projetos, como: • 2024: Produtora do projeto "Entrelaçando", fomentado pela Lei Paulo Gustavo e administrado pela SECTUR CG, com a participação como violoncelista barroca solista, em colaboração com o teorbista e guitarrista barroco Gustavo Penha. • 2023 - presente: Elaboração de projetos para editais, incluindo o Rouanet, e participação em cursos online de produção cultural. • 2019: Realização de uma série de concertos no SESC Cultura. • 2016: Série de concertos de música antiga no SESC Araraquara e SESC Campinas. • 2014: Co-produtora da segunda edição do projeto de circulação de concertos didáticos do Trio Amálgama, pela FUNARTE. • 2013: Auxiliar de produção da Cm7+ Produções Artísticas no projeto "Circulação de Concertos Didáticos do Duo Amálgama", pela FUNARTE.• Violoncelista Barroca e Professora de Música - Atuação como instrumentista e docente, de piano, violoncelo e musicalização, e também com experiência em: • Interpretação historicamente informada da música barroca.• Utilização de réplicas de instrumentos de época ( violoncelo barroco).Formação Acadêmica• Bacharel em piano erudito pela UNICAMP*Contribuiu com vários grupos de música de música antiga barroca como ‘’Il Dolcimelo”, “Rinascita”, Música de Câmara da USP”, “Duo Amálgama’’ e ‘’Trio Amálgama’’ dentre outras formações. Frequentou importantes Encontros de música antiga, Festivais em 2007, 2009, 2011, 2012, 2013, 2016 e 2021(on line).*Formou-se em 2012 pela EMESP em violoncelo Barroco Teve a oportunidade de estudar com professores de referência internacional como o prof. Luis Otávio Santos, Alessandro Santoro, Guilherme de Camargo, João Guilherme Figueiredo, Dimos Goudaroulis, Alberto Kanji e Ricardo Fukuda.Habilidades• Performance em violoncelo barroco. • Interpretação historicamente informada. • Produção cultural. • Elaboração e gestão de projetos. • Docência musical.Informações Adicionais• Especializada em música antiga e contemporânea experimental camerística. • Resiliente e dedicada, conciliando a carreira artística com a maternidade e os desafios de uma lesão que impactou a performance musical • Comprometida com a valorização da cultura e o desenvolvimento da música de câmara de concerto em Campo Grande-MS e Brasil. 

Área Artística: MÚSICA
Estilo/Gênero: SOLISTAS, SARAU, ORQUESTRAS, OFICINA, INSTRUMENTAL, GRUPOS DE CÂMARA, Música erudita- Barroco
Habilidades Adicionais: PIANO, Violoncelo
Serviço/Produto: MULTILINGUAGENS, FESTIVAIS, CASAMENTO, Concertos, oficinas, apresentação erudita acústica, Docência

Release do artista:

Graduada em Piano Erudito pela Unicamp (2003), iniciou seus estudos de violoncelo na Escola Municipal de Música (1996) e depois com Dimos Goudaroulis na Unicamp (2001–2005). Formou-se em violoncelo barroco no Núcleo de Música Antiga da EMESP (2012), sob orientação de João Guilherme Figueiredo e professores como Livia Lanfranchi, Alessandro Santoro, Guilherme de Camargo e Luis Otávio Santos.

Em 2010, atuou na montagem da ópera Acis e Galatea, de G. F. Haendel, sob regência de Luis Otávio Santos. Fez parte da Orquestra Jovem do Estado (2006) e do grupo “Il Dolcimelo”, apresentando-se em várias cidades de São Paulo. De 2009 a 2015, colaborou com o grupo “Rinascita”, tombado como patrimônio imaterial de Cubatão.

Atualmente, integra o Duo Amálgama, ao lado do compositor e teorbista Gustavo Penha. Com essa formação, conquistou dois Prêmios Funarte para concertos didáticos (2013 e 2014) e se apresentou no SESC Campinas e Araraquara (2016) e no SESC Cultura-MS (2019). Também integra o Trio Ars Nova (com Rodrigo Falson no piano e Hudson Campos no clarinete), criado em 2018, que se apresentou no IFMS de Campo Grande e, em 2019, no SESC Cultura-MS.

Participou de diversos festivais de música antiga, como a Oficina de Música de Curitiba (2008, 2010), a Semana de Música Antiga (2009, 2011), o Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga (2007) e o Encontro Internacional de Música Antiga da EMESP (2012, 2013). Neles, teve aulas com João Guilherme Figueiredo, Gaetano Nasillo, Jaap Ter Linden, Hopkinson Smith e Alberto Motta Kanji (com quem também estudou particularmente). Em 2016, dedicou-se ao violoncelo moderno sob orientação de Ricardo Fukuda.

Desde 2014, atua como produtora cultural em São Paulo, por meio da Cm7+ Produções Artísticas, e hoje busca fomentar a música antiga e a música instrumental contemporânea em Campo Grande (MS), áreas marginalizadas mas cruciais à diversidade cultural local. Em 2024, junto ao Duo Amálgama, realizou quatro concertos didáticos em Campo Grande e duas oficinas para alunos de baixa renda, pelo projeto “Entrelaçando”, contemplado pela Lei Paulo Gustavo e gerido pela SECTUR-CG.


Mídias Sociais:

Sandra Tornich
Sandratornice
(67) 9.9310-3820

Galeria: