Aprendeu as técnicas de modelagem ainda na infância com sua mãe, tem o artesanato como profissão desde 1998. Expõe suas obras na casa da Cultura de Campo Grande. Passa suas técnicas através de oficinas de artesanato, com o objetivo de formar novos artesãos.
A artesã Fabiane Avalhaes Marçal de Britto se destaca por sua trajetória rica e significativa na arte em argila, tradição que ela herdou de sua mãe, Joana de Lourdes, e que tem sido sua paixão e profissão desde 1998. Ao longo de mais de 25 anos de carreira, Fabiane desenvolveu técnicas refinadas de modelagem e pintura de animais do Pantanal, transformando a natureza em obras de arte que encantam e inspiram.
Entre seus trabalhos mais recentes, destacam-se as oficinas de modelagem em argila realizadas em 2024 no Memorial da Cultura Indígena Enir Terena e no projeto Reintegr’arte realizado nos Estabelecimentos Penais do MS. Seu talento foi reconhecido por instituições renomadas, como a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e a Associação de Artesanato de Mato Grosso do Sul (Artems), que frequentemente colaboram com Fabiane em iniciativas culturais.
Com habilidades de observação apurada, Fabiane transforma o ambiente natural ao seu redor em peças detalhadas, capturando a essência do Pantanal em sua arte. Além disso, Fabiane integra ações de valorização cultural, proporcionando a indivíduos de diferentes contextos sociais e culturais a oportunidade de explorar o artesanato como forma de expressão e reintegração.