Plataforma oficial da Prefeitura de Campo Grande para a divulgação de informações sobre os nossos artistas


Sobre o artista:

LEO TABOSA – Diretor de Cinema, Roteirista, Produtor e Escritor. É graduado em História e Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP. É Especialista em História Regional do Brasil: Nordeste e Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas da UNICAP.  É sócio-diretor da Pontilhado Cinematográfico e, atualmente, exerce a função de Gestor Cultural da Universidade Católica de Pernambuco. É membro da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais. É idealizador, Diretor Geral e Artístico do Cine Jardim – Festival Latino-Americano de Cinema de Belo Jardim – (Belo Jardim – Pernambuco – Brasil) e da Mostra Curta Vazantes: Cinema em Comunidade (Aracoiaba – Ceará – Brasil).  Entre seus trabalhos como diretor e roteirista destacam-se os documentários: “Retratos” (2010), “Tubarão” (2013) e “Baunilha” (2017), o filme de animação: “As aventuras do Menino Pontilhado” (2016) e os filmes de ficção: “Nova Iorque” (2018) ,“Marie” (2019), “Alto do Céu” (2023), “Dinho”(2023) e “Cavalo Marinho” (2024), que juntos participaram mais de 100 festivais nacionais e internacionais como: Festival de Brasília, Festival de Gramado, Kinoforum, Cine Ceará, Festival de Cinema de  Málaga – Espanha, Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana – Cuba, Queer Porto – Portugal, Festival Internacional de Cinema de Guadalajara – México e, juntos, conquistaram mais de 50 prêmios do Júri Oficial, da Crítica e do Público, entre eles diversos Kikitos, Grande Prêmio Canal Brasil, Troféu Mucuripe e Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro. Publicou os livros “Mandacaru Selvagem”, “As aventuras do Menino Pontilhado”, “Auto de Natal de Barro: o Menino e o Tambor e “As aventuras do Menino Pontilhado: o segredo da professora velha, branca e, geometricamente, mal desenhada”.  Atualmente está em pós-produção do seu primeiro longa-metragem: “Gravidade”.

 

Área Artística: AUDIOVISUAL
Estilo/Gênero: AUDIOVISUAL
Habilidades Adicionais:
Serviço/Produto: FESTIVAIS

Release do artista:

É sócio diretor da Pontilhado Cinematográfico e Produções Culturais e Artísticas LTDA e, também, exerce a função de Produtor Cultural da Universidade Católica de Pernambuco. 

Entre seus trabalhos como diretor|roteirista destacam-se os documentários: “Retratos” [2010], “Tubarão” [2013] e “Baunilha” [2017], o filme de animação: “As aventuras do Menino Pontilhado” [2016] e os filmes de ficção: “Nova Iorque” [2018], “Marie” [2019] , “Alto do Céu”  [2023] e “Dinho” [2023]. Atualmente trabalha na distribuição do seu primeiro longa-metragem: “Gravidade”.

O curta-metragem “Nova Iorque”, venceu o Grande Prêmio Canal Brasil de Curtas [2020]  e o 24º Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro [2019].  

No 47º Festival de Cinema de Gramado o curta-metragem “Marie”, ganhou Melhor Filme pelo Júri da Crítica [Abranccine]; Melhor Ator [Rômulo Braga]; Prêmio Especial do Júri para as atrizes Divina Valéria e Wallie Ruy e Prêmio Canal Brasil de Curtas de Melhor Filme.

Foi membro do Grupo Técnico responsável pela análise e avaliação técnica e de mérito cultural de projetos inscritos na área de audiovisual, na linha de apoio de Produção de Longa-metragem, Edital FAC Audiovisual Nº 16|2018 do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

Aprovou o projeto “Recife Meu Amor” no Edital de credenciamento de nº 002|2022, para artistas e produtores culturais para realização de intervenções artísticas em empenas cegas, no município do Recife, Pernambuco. Atuou com produtor executivo do projeto. 


Mídias Sociais:

leotabosa
@leotabosa
(81) 9.9254-5495

Galeria: