Samuel Medeiros, nascido em de Bela Vista - MS, é advogado e escritor. Membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico de MS, e da União Brasileira de Escritores de MS - UBE-MS, da qual foi presidente por cinco mandatos (de 2009 a 2018). É, atualmente, membro titular do Conselho Municipal de Políticas Culturais. Publicou sete livros, entre romances, contos e crônicas:
Samuel Medeiros, além de escritor, é produtor cultural, possuindo uma empresa (MEI) com finalidades culturais (promoção de eventos, palestras e outras - CNPJ 38.025.880/0001-23). Na presidência da UBE-MS, realizou diversos eventos literários de expressão.
Alguns: o LITERASUL, - Encontro Estadual de Literatura em 2013, com a presença de escritores de expressão nacional, como Cláudio Willer, Menalton Braff e o cineasta Marçal Aquino, cujo fruto foi uma visão ampla da literatura brasileira. Aturam também com palestrantes e mediadoras, as professoras Maria Adélia Menegazzo e Rosana Cristina Zanellato, da UFMS. O resultado do enconto foi publicado nos Anais do Encontro. Incentivo do FIC
Em 2021, realizou mais um evento literário de expressão: o FESTIVAL DA LITERATURA INDÍGENA com a finalidade de conhecer e prestigiar autores que se dedicam à literatura indigena, como Daniel Munduruku, de SP, Graciela Chamorro, da UFGD e Gleyciele Nonato, de Coxim-MS. O encontro durou 3 dias com palestras noturnas e oficinas de criação literária com a temática indígena, com as professoras Raquel Naveira, Julie Dorrico (de RO) e Wellington Furtado (UFMS).