Jornalista, atuando em assessoria de imprensa, pesquisa e docência, bem como em projetos culturais e com produção de texto para empresas e veículos de comunicação empresariais/institucionais e como parecerista de projetos culturais. Pós-Doutora pelo programa de Pós-Graduação Estudos de Cultura Contemporânea (UFMT), tendo atuado no projeto Artes Visuais em MT. Doutora em Cultura e Cultura (UFBA). Mestra em Estudos de Cultura Contemporânea.
Comunicadora, jornalista, pesquisadora e docente com ampla experiência interdisciplinar, especialmente nas áreas de comunicação, cultura, turismo, patrimônio imaterial e educação, Giordanna Santos atualmente atua como Jornalista (servidora concursada e efetiva) da Prefeitura de Nobres (MT), vinculada à Assessoria de Imprensa da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio. Além disso, também é professora no curso de Direito da FASIPE Cuiabá, ministrando disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Metodologia Científica.
Com 18 anos de trajetória profissional na comunicação e cultura, já lecionou no ensino superior, incluindo o Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Estudos de Cultura Contemporânea (UFMT), Pós-Graduação Lato Sensu em Jornalismo: Comunicação Empresarial e Assessoria de Imprensa, bem como no curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), no curso de Jornalismo do IVE e no curso de Música (Bacharelado e Licenciatura). A atuação da comunicadora se estende à análise e avaliação de projetos como parecerista, curadora e jurada, além da produção de conteúdos textuais, assessoria de imprensa e consultorias na área de políticas públicas de cultura.
É Doutora em Cultura e Sociedade, pela UFBA, com pesquisa sobre participação social, culturas populares e políticas culturais, tendo realizado estágio pós-doutoral no Programa de Estudos de Cultura Contemporânea (UFMT), investigando artes visuais e culturas populares, incluindo o artesanato e as comunidades indígenas. Sua experiência inclui ainda mediação cultural no Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC/MinC) e atuação na imprensa mato-grossense desde 2004.
Com um olhar voltado para a intersecção entre comunicação, cultura, turismo e educação, Giordanna Santos segue contribuindo para o fortalecimento do jornalismo, do turismo, da cultura, das políticas culturais e da pesquisa no Brasil.