Déia Fernandes - Diretora,Atriz, Dramaturga, Produtora Cultural e Professora Especialista em Expressão e Expressividade | Teatro na Educação.
Ela nasceu com a arte em suas veias, suas primeiras encenações como atriz profissional deram início entre os 08 e 09 anos de idade. A partir daí não parou, fez escola de Canto em 1994, em 1996 iniciou na dança pelo Jazz e Dança de Salão, em 2002 iniciou as participações em Festivais de Teatro e Dança. Aos 21 anos , em 2017 fundou seu primeiro grupo de teatro o COTAT (Cia de Teatro Amador Treslagoense) , aos 23 já em Blumenau-SC fundou o Projeto de Extensão TEIA , na faculdade de Comunicação FGV, seu retorno a Três Lagoas em 2012 é marcado pelas primeiras aulas de teatro ministradas na rede municipal de educação, na escola Ramez Tebet, onde desenvolveu um amor maior pelo teatro pedagógico, o que a impulsionou a graduação em Pedagogia, e a Especialização em Teatro no Ambiente Escolar, Expressão e Expressividade assim como a pós graduação em Arte: teatro, dança e musicalização. Lecionou no núcleo adulto de teatro da Prefeitura de Três Lagoas em 2015, em 2019 ministrou o curso de Formação Continuada em Expressão para os professores de toda a rede de ensino Municipal.
Nesse tempo seguiu com os trabalhos como atriz nos palcos, cinema, lecionou cursos de formação continuada, dirigiu espetáculos e produziu projetos culturais.
Em 2013 fundou a Educ'Art, um projeto que une educação e produções Artísticas , que se consolidou pela Costa Leste, tendo como princípio a economia criativa, ligada a sustentabilidade e arte para minorias, fundadora e organizadora da Mostra de Circo e Teatro Paulo Sanches , como projeto social tem o Luzes do Amanhã, um projeto que atende anualmente 15 adolescentes periféricos com o teatro terapêutico e pedagógico, e segue com 4 espetáculos em circulação , 02 em fase de montagem .
Déia Fernandes – Diretora, Atriz, Dramaturga, Produtora Cultural e Professora
Déia Fernandes vive a arte desde a infância, iniciando nos palcos aos 8 anos. Ao longo dos anos, expandiu sua atuação para o canto, dança e dramaturgia. Aos 21, fundou seu primeiro grupo teatral e, em 2012, consolidou sua paixão pelo teatro pedagógico, lecionando na rede municipal de Três Lagoas.
Formada em Pedagogia, com especializações em Expressão e Expressividade, Teatro na Educação e Arte-Educação, Déia atua na formação de professores e na criação de metodologias inovadoras. Em 2013, fundou a Educ’Art, que une arte, educação e economia criativa.
Idealizadora da Mostra de Circo e Teatro Paulo Sanches e do projeto social Luzes do Amanhã, segue produzindo espetáculos e fortalecendo a cultura como ferramenta de transformação social.