Nill Amaral é o nome artístico de Nivalcir J.do Amaral - diretor teatral e fundador da Associação Cultural Oficina de Interpretação Teatral - CIA OFIT DE ARTES CÊNICAS.
Formação acadêmica:
Bacharel em Artes Cênicas e Pós- graduado em Teatro: Especialização em Poéticas da Encenação pela Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD - Mestre em Artes da Cena: Teatro Performance e Dança, pelo Instituto de Artes da Instituição: Universidade Estadual de Campinas UNICAMP-SP. Licenciado em Teatro pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro - SP.
À frente da Cia., IDEALIZOU o projeto "Amadores": O que você gostaria de dizer através do teatro e não teve a oportunidade, em duas edições: Dirigiu diversos espetáculos, festivais e mostras, dentre os quais: “Semana Clarice Lispector (2022), Mostra Cena Aberta: encontros paralelos (20230, Mostra Campo Grande em Cena (2021/2022) e a Mostra Ofit Cena Contemporânea (2014). Dentre as peças, destacam-se: “Todo redemoinho começa com um Sopro” (2020) com autoria de Éder Rodrigues; “Groselha” (2024) inspirado no mito Medeia de Eurípedes; “Até que a morte nos repare” (Amadores 2ª edição)- Pedra Bruta: ensaio para colher o provisório das coisas (2017-2018);Três vírgula quatro graus na escala Richter (2015); Fala comigo doce como a chuva(2011) de Tennessee Williams; Gota d’água (2012),adaptação de Éder Rodrigues para o texto de Chico Buarque e Paulo Pontes; A Serpente (2010),de Nelson Rodrigues; No gosto doce e amargo das coisas de que somos feitos (2007), inspirado no universo de Clarice Lispector; Adélias (2005) - sobre o universo literário de Adélia Prado e desenvolvido com mulheres do Instituto Penal Feminino de Campo Grande/MS.
CIA OFIT -
A Cia.Ofit de Artes Cênicas - constitui-se como operadora de um núcleo de artistas, com personalidade jurídica, fundada pelo diretor Nill Amaral, (diretor teatral, dramaturgo e produtor) com sede na cidade de Campo Grande – MS - que cria espetáculos, mostras e festivais e ações formativas, desde 2007. A companhia desenvolve uma pesquisa continuada em encenação e dramaturgia contemporâneas com foco nos estudos da palavra como verbo de ação e movimento.
Dentre os seus trabalhos prioritários, destacam a realização de mais de nove peças, duas edições do projeto Amadores: que une jovens amadores com artistas da Cia na concepção de espetáculos; a realização de três edições da Mostra Ofit Cena Contemporânea. a mostra nasce com o nome de “Mostra Cena Contemporânea”, objetivando trazer espetáculos teatrais com uma linguagem voltada a pesquisas contemporâneas. Já na segunda mostra organizada, intitulada “Campo Grande em Cena”, bem como na terceira, que ocorreu em 2023, já com o título de “Cena Aberta – Encontros paralelos”, o objetivo era fomentar apresentações do estado de Mato Grosso do Sul e também com a mostra de trabalhos em processo, com uma perspectiva de espaço de trocas para a pesquisa sobre a criação teatral.
Em 2024 a Cia.Ofit completa 17 anos de atuação no cenário cultural e se destaca pela continuidade e qualidade do trabalho artístico em produções e ações de formação e fomento às artes cênicas. O coletivo é reconhecido pelas produções, marcadas por uma constante pesquisa, no intuito de ampliar as fronteiras da linguagem teatral ao abordar temas da atualidade por meio de uma dramaturgia inovadora. Com projetos que interligam criação, formação e fomento, a companhia vem se destacando como um canal para a introdução de novos talentos nas artes cênicas.