Fabio Mourilhe é músico, compositor, artista, videomaker, designer, produtor, pesquisador, professor colaborador da UFRJ e cocoordenador de ações de extensão na UFRJ. Atua como co-orientador de alunos do mestrado no PPGF/IFCS e prepara os alunos do IFCS (filosofia) para a atuação em ações de extensão em locais como o Colégio Pedro II (2017/2018) e a Biblioteca Parque (2019). Seu projeto de extensão foi aprovado em três edições do edital PROFAEX da UFRJ, sendo que nos dois primeiros com bolsa e apoio para seus alunos. Realizou estágio de pós-doutorado no PPGAV/UFRJ (2016), quando ganhou dois prêmios internacionais. Doutor em filosofia pelo IFCS/UFRJ, sua tese "A estética do grotesco nos quadrinhos", defendida em 2014, trata de uma ampliação de seu estudo sobre o tema realizado em 2011. Fez doutorado-sanduíche com Richard Shusterman em 2013 na Florida Atlantic University (EUA). É doutor em artes pelo PPGARTES UERJ, Mestre em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) (2006), Bacharel e licenciado em filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Bacharel em Ciência da computação, Graduado em Web Design e formado em Arranjo Musical. Fabio Mourilhe dá aula sobre quadrinhos e filosofia para os cursos de graduação em filosofia no IFCS/UFRJ desde 2012, e para a Comunicação Visual EBA/UFRJ desde 2016. Suas últimas linhas de pesquisa a partir de 2011 foram desenvolvidas e organizadas em grupos de estudo, publicações e apresentações em um ritmo anual conjugadas junto ao "Colóquio filosofia e quadrinhos", evento que no ano de 2018 teve sua 8ª edição com uma homenagem a Carlos Patati. Antes disso, envolveu a relação entre quadrinhos e filosofia (2011), articulações dos quadrinhos e arte (2012), o grotesco (2013), o erotismo (2014), Charlie Hebdo (2015), Sandman (2016) e Imagem (2017). O Colóquio junto ao Curso Filosofia e Quadrinhos foram incorporados ao Projeto de extensão Filosofia e quadrinhos a partir de 2018. Publicou dezenas de artigos em periódicos especializados e anais de eventos; participou de diversos eventos acadêmicos relevantes nacionais e internacionais; e interagiu com alguns colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. É autor de diversos livros, dentre eles "O quadro nos quadrinhos", "Cuidado de si e aufklarung: caminhos para a vida como obra de arte" e "Filosofia da arte".
ÚLTIMOS TRABALHOS REALIZADOS
Em 2024, realizou curadoria e produção de diversas exposições e obras, incluindo "Desenho cego", "Transbólide", "Padrões, formas e texturas", "Natureza artificial". "O que faço é música", “Uma ideia na mão e um passarinho na cabeça” e “Paisagens Artificiais”.
Fabio Mourilhe é músico, compositor, artista, videomaker, designer, produtor, pesquisador, professor colaborador da UFRJ e cocoordenador de ações de extensão na UFRJ.