Claudio Barbosa da Silva (Mestre Jamaica), fundou a Associação Cultural e Esportiva Filhos de Jamaica em 13 de Maio de 1991. É mestre de capoeira, Educador Físico, já foi praticante de box e jiu-jítsu, e hoje tem um trabalho exclusivo com a capoeira.
Seu trabalho com a capoeira iniciou-se na favela do Morro do Limão (como se chamava na época), hoje conhecida como Vila Margarida, o lugar aonde ele cresceu e teve a oportunidade de ajudar muitos jovens a saírem de um mal caminho, dos vícios, bandidagem, e a se tornarem cidadãos de bem. Hoje o mestre Jamaica também é pai, avô e ainda é ativo dando aulas de capoeira na associação que pernace sediada no mesmo endereço de sua fundação. Mas dá espaço para que os mais jovens tenham voz ativa, trazendo atualizações do esporte, uma linguagem que comunica com a nova geração e até mesmo presidir o grupo. O atual presidente: Márcio da Silva Pinto, também Mestre de Capoeira e educador físico tem sido fundamental para que o trabalho da Associação continue crescendo e se atualizando dia apos dia.
O Projeto Raízes da Capoeira é voltado para a comunidade, para uma vivência cultural única, com destaque para maculelê, oficinas de instrumentos e samba de roda. Buscando valorizar as tradições afro-brasileiras.
Destaques do Evento:
Venha vivenciar e celebrar nossas raízes!