Luiza Rosa nasceu em Campo Grande – MS, na segunda metade da década de 1980. Por ser filha de um pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária em constante aperfeiçoamento, passou a infância e adolescência em cidades do interior do estado e, também, do interior de São Paulo. Decorre de sua influência e, também, de sua mãe, a importância que sempre deu à busca por conhecimento.
Sua formação em dança se deu por intermédio de cursos livres oferecidos em estúdios de dança. Foi aluna de Beatriz de Almeida (Stuttgart Ballet, Alemanha), e de Patrícia Almeida (Teatro Municipal do Rio de Janeiro), irmãs que, juntas, fundaram estúdio em Campo Grande (MS) voltado principalmente ao ensino da dança clássica. Também teve como professora, Márcia Rolon, que hoje dirige a Companhia de Dança do Pantanal, vinculada ao projeto social “Moinho Cultural Sul Americano”, que oferece aulas de dança e música clássicas a crianças em estado de vulnerabilidade social, no Pantanal.
Em 2008, fundou, junto com colegas e com sua irmã, o Conectivo Corpomancia.
É graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo (UFMS); possui especialização em Dança (UCDB); e mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Também possui formação em inglês (FCE – Cambridge University); em espanhol (Instituto Cervantes); e está em formação em língua francesa (Aliança Francesa).
Artista da dança e pesquisadora na área da cultura – enquanto rede de relações simbólicas, que dão sentido ao cotidiano e às criações artísticas -, Luiza Rosa já participou de algumas criações e ações em Mato Grosso do Sul, junto ao conectivo Corpomancia, em São Paulo, junto à Enciclopédia de Dança, do Itaú Cultural, e em Lisboa, junto ao centro em movimento.