Lú Bigatão Rios é atriz formada pela EAD-USP- Escola de Artes Dramáticas da Universidade de São Paulo, jornalista formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Mestre em Meio Ambiente pela UNIDERP. Atua no teatro, no audiovisual e na educação ambiental.
Trabalhou durante 35 anos em emissoras de televisão, a maior parte do tempo na TV Educativa de MS, atuando como repórter, diretora e apresentadora de programas culturais. Produziu e dirigiu diversos documentários como Caá- a Força da Erva, Terra das Águas, Folia dos Malaquias, Fujona- em busca de liberdade, Campo Grande das Araras, e mais recentemente Árvores que guardam nossas memórias e a série com 5 episódios Van Filosofia, com apoio da Ancine.
São 40 anos dedicados ao teatro, onde atuou em mais de 50 espetáculos, escrevendo, dirigindo e/ou produzindo. A Lenda do Vale da Lua, Coragem Moçada, Piraputanga, Mulheres em Cena, A Princesa Engasgada, Mbureo- A Saga dos Ervais, Guardiões, As Aventuras do Mundo Encanado, Navegantes, são alguns dos trabalhos realizados.
Fundou o Teatral Grupo de Risco em 1988 onde permaneceu durante 20 anos. Em 2008 cria a Florescer do Cerrado, com trabalhos voltados ao meio ambiente, cultura e educação. Atualmente produz o canal Arvores e Rios no Instagram falando sobre meio ambiente.
Ganhou diversos prêmios na sua carreira, tanto em teatro, como na televisão. Entre eles: três prêmios “O Ambiente em Cena”; quatro “Jacaré de Prata”, três prêmio em jornalismo Ambiental, Prêmio Campo Grande de Teatro, Prêmio Trajetória Cultural Boca de Cena 2024, Prêmio Seu Agripino, entre outros.
A DESLIMITES é uma continuidade da Florescer do Cerrado. São mais de 30 anos de produção cultural e montagem teatral. Uma trajetória de muita pesquisa e aprendizado. A grande paixão do grupo são os bonecos. Nas diversas montagens, foram desenvolvidas diversas técnicas: bonecos de mão, de luva, de manipulação direta, articulados e de sombras chinesas. Montou diversos espetáculos em sua caminhada, a maioria com temática ambiental, entre eles:
QUEIMADA É FOGO, montagem de 2008 com os Florestinhas, foram cerca de 50 apresentações.
GUARIBINHA E SUA TURMA, montagem de 2008 está em cartaz até hoje. Nesses 10 anos já foram feitas mais de 300 apresentações, para mais de 200 mil estudantes.
PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR, usou a técnica de bonecos de manipulação direta e fez muito sucesso com público adulto abordando prevenção de DST-Aids
AS AVENTURAS NO MUNDO ENCANADO, acontece no mês de outubro desde 2013, com 120 apresentações e mais de 25 mil espectadores.
DEDO VERDE é um espetáculo de formas animadas e usa bonecos, sombras, luz negra e sombra chinesa. Está em repertório e faz uma releitura da obra O menino do dedo verde.
NAVEGANTES um espetáculo de rua, com atores e bonecos, que conta a viagem de uma peixinha do pantanal até o mar, revelando as belezas e os problemas dos rios.
Contatos:
Lú Bigattão – 9 9221 6057