Músico profissional há mais de 10 anos. Nascido e criado em Campo Grande MS, me formei em Música pela UFMS, logo em seguida passei uma temporada morando em Curitiba PR onde realizei meu Mestrado e Doutorado. Tenho CDs lançados e o 3º está em fase de finalização.
Julio Borba é doutor em música e atua como músico profissional, concertista e músico sideman, toca como solista e também com importantes artistas de reconhecimento internacional.
O violonista já tocou com músicos como Almir Sater, Gabriel Sater, Roberta Miranda, Dino Rocha, Rosa Passos, Lula Galvão, João Egashira , Juan Vera e Sixto Corbalán no Paraguai e Edwin Pitre no México. Realizou concertos em diversos teatros do Brasil, assim como tocou em festivais de violão também no Paraguai, Bolívia e México. Apresentou-se na Universidad Nacional do México (UNAM), junto com o Ensemble Deartes, representando a Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Em sua carreira lançou 2 álbuns, “Entroncamento”, em 2020 e “Dois Irmãos”, em 2022 (Indicado ao Prêmio Profissionais da Música em 2022), misturando a música brasileira e paraguaia em composições para violão de sete cordas. O 3º álbum “7 Cordas e Um Poema” já foi gravado e a previsão de lançamento é pra dezembro de 2024.
Unindo a pesquisa acadêmica ao estudo do violão e a antropologia da música, o artista busca contribuir na construção de uma música instrumental autoral no nosso Estado. Nos últimos dois anos desenvolveu um trabalho junto a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, como professor do curso de música e concertista.
Atualmente seu projeto de trabalho está concentrado num repertório solista no violão de sete cordas, com músicas autorais que são fruto de sua investigação acadêmica na área da etnomusicologia e sua experiência musical dentro dos grupos de músicos de nosso Estado.